Plugin Instagram

Plugin Instagram para WordPress

Plugin Instagram

Muitas vezes queremos mostrar no nosso site ou no nosso blog uma galeria de imagens. E nada mais natural do que exibir as imagens da nossa conta do Instagram, seja ela pessoal ou de negócio. Portanto, nesse post vou mostrar como fazer isso de forma simples usando um plugin Instagram para WordPress.

Instando e configurando

Ao escolher a instalação de novo plugin e definindo a palavra chave como “Instagram”, vamos ter diversas opções disponíveis no diretório público do WordPress. Mas o plugin Instagram que vamos usar é o “Instagram Gallery”, mantido por “Karan Singh”.

Plugin Instagram

Plugin Instagram para WordPress

Link do plugin no diretório do WordPress

Ao mesmo tempo que é muito simples de usar, o plugin escolhido não precisa de autenticação. Muitos outros plugins requerem autenticação e geração de token na versão gratuita. Além disso, ele permite a configuração de uma conta de negócios, enquanto alguns ficam restritos à contas pessoais.

Depois de instalado e ativado, é exibida a opção “Instagram Gallery” no menu “Configurações” da área administrativa. Basta usar essa opção e em seguida clicar no botão “Add Gallery”.

No exemplo que mostramos no post e no vídeo usamos a configuração de Username.

Username do Presença Online .NET

Username do Instagram

Configuração do Username

Configuração do Username do Instagram

Ao recuperar o username da URL do Instagram, como mostrado acima, basta fazer a configuração do mesmo no plugin. Depois de salvo, será adicionado uma nova galeria à lista e exibe um shortcode, que vai ser usado para incluir a galeria em uma página.

Basta acessar uma página qualquer e copiar no seu conteúdo o shortcode da galeria. Automaticamente serão exibidas as imagens associadas ao username selecionado. Mas é importante lembrar que a conta do Instagram deve ser pública.

Galeria do Instagram

Galeria com imagens do Instagram

Além disso, também é possível configurar um widget nas barras laterais ou no rodapé, com os thumbnails das imagens. O widget fica disponível na área de aparência depois da instalação do plugin.

No vídeo no nosso canal do YouTube eu mostro esse passo-a-passo completo.

 

 

Criador da ePharos (//epharos.com.br). Mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia em empresas como BTG Pactual, IBM e Unisys. Cofundador de empresa apoiada pela incubadora de empresas do CEFET-RJ e de startup selecionada para o Web Summit 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *