Agendamento no Wordpress

Agendamento de clientes pelo WordPress

Um dos 4 sites que ensinamos a criar no nosso curso “WordPress Prático – Aprenda criando 4 sites reais”, no Udemy, foi de consultório médico. Nele temos um formulário de agendamento, que envia e-mail para o administrador do site, para avaliar possibilidade de marcação de consulta. Mas há alguns dias um aluno perguntou a possibilidade de ter agendamento de clientes no WordPress com opções de horários disponíveis. Dessa forma resolvi apresentar um plugin que atende essa necessidade. Ele é uma boa opção para profissionais liberais terem uma presença online melhor.

O plugin de agendamento de clientes

O plugin usado é o “Appointment Booking and Online Scheduling”, desenvolvido pela vCita. Ele possui boa avaliação, mais de 10 mil instalações e atualizações constantes, além de ser bem simples para configurar o agendamento de clientes. Dessa forma se torna uma boa opção para resolver nosso problema.

Plugin de agendamento de cliente

Plugin de agendamento de cliente

A vCita é a responsável pelo desenvolvimento do plugin. É uma empresa que disponibiliza uma série de serviços no modelo SaaS, incluindo a possibilidade de agendamento de clientes. Eles possuem diversos planos diferentes, com preços e funcionalidades diversos, mas possui um plano de entrada gratuito que permite avaliar sem custo. Vale olhar a página de planos da empresa para entender quais as limitações deste plano.

Depois de instalar e ativar o plugin é possível visualizar o opção “Settings” na área de plugins instalados. Também fica disponível a opção “vCita Online Scheduling” no menu de opções da área administrativa do WordPress.

Configurações do plugin

Acesso às configurações

As configurações necessárias

A primeira configuração necessária é o seu e-mail, para criação da conta gratuita no vCita. Ao informar o e-mail e clicar em OK, o sistema pede nome e senha. Além disso, serão pedidas mais algumas informações. Preencha o básico, de acordo com o que o sistema indica como obrigatório, e conclua o cadastro. Ao final do cadastro você será direcionado de volta para a área administrativa do WordPress. Embora sejam exibidas algumas opções, vamos nos concentrar no item “Scheduling Calendar”. Ou seja, escolha a opção “Edit”, como indicado na imagem abaixo.

Agendamento do plugin

Função agendamento

Opções de customizações

Existem diversas opções de customizações disponíveis no serviço de agendamento. Por exemplo a definição de serviços, com tempo e local (pessoalmente, por telefone ou online). Além disso, é possível definir o horário comercial e a disponibilidade. Se não houver possibilidade de atendimento em um determinado dia da semana é preciso apenas excluir o mesmo na customização.

Customização de horários

Disponibilidade de horários

A visão do Cliente

Por fim, o cliente tem no site uma opção de contato. Para realizar o agendamento, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

Passo 1: Usar o recurso de contato

Escolher a opção de contato pelo site clicando no botão disponibilizado na base da tela.

Botão de contato

Botão de contato

 

Botão de contato aberto

Botão de contato aberto

Passo 2: Escolher o serviço

São exibidos os serviços cadastrados pelo administrador do site. É preciso escolher o serviço para depois escolher o horário.

Escolha do serviço para agendamento

Escolha do serviço para agendamento

Passo 3: Definição de horário

Por fim é preciso escolher um dos horários disponíveis.

Opções de horário

Opções de horário

No canal do Presença Online .NET disponibilizei um vídeo explicando este passo-a-passo. Aproveite para se inscrever no nosso canal e ser avisado sobre novas publicações.

Criador da ePharos (//epharos.com.br). Mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia em empresas como BTG Pactual, IBM e Unisys. Cofundador de empresa apoiada pela incubadora de empresas do CEFET-RJ e de startup selecionada para o Web Summit 2015.

2 comentários sobre “Agendamento de clientes pelo WordPress

  1. Valeu Bruno.
    Vou estudar o plugin mais tarde e aplicar no site já projetado para justamente essa finalidade:
    Consultório de fisioterapia.
    Esse plugin você incluiu naquele curso que fiz (4 sites), ou tenho que comprar o novo curso?
    Ou basta baixar e utilizar dentro daquele curso?
    A tabela de clientes são gerados nesse plugin?

    Desde já obrigado pela informação valiosa.

    • Oi Simon, que bom que você curtiu o plugin.
      Sim, você pode usar ele no terceiro site do curso WordPress Prático. Não é necessário comprar nenhum curso adicional. Minha sugestão: deixe o plugin funcionando na página, mas não tire o formulário de solicitação de agendamento de consulta. Caso o seu cliente não encontre um horário disponível no vCita, ele pode solicitar algo diferente pelo formulário. Você dá bastante liberdade para o cliente.
      Continue acompanhando o blog, as redes sociais e o canal do YouTube. Estou liberando conteúdo novo toda semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *