Eventos no WordPress

Eventos no WordPress

Gerenciando eventos no WordPress

Quando apresentamos a possibilidade fazer agendamento de clientes pelo WordPress, alguns inscritos no canal pediram para fazermos algo similar para eventos. Assim, é possível disponibilizar calendário com Webinários, treinamentos presenciais e online, além de outros eventos. Este é um recurso interessante tanto para empresas quanto para autônomos e freelancers.

Neste post vamos mostrar o passo a passo de instalação e configuração de um plugin, além de cadastrar um primeiro evento no WordPress.

Instalação e configuração

Para instalar o plugin acesse a opção “Plugins” -> “Adicionar novo”. Em seguida, buscar pela palavra chave “events manager”. Por fim, escolher entre o itens retornados o “Events Manager” por Marcus Skypes (ver imagem abaixo).

Pesquisa events manager

Pesquisa por palavra chave do plugin de Eventos.

Plugin Events Manager

Detalhes do plugin Events Manager

Depois de instalado e ativado o plugin são criadas 4 novas páginas automaticamente: “Eventos”, “Categorias”, “Locais” e “Minhas Reservas”.

Páginas criadas pelo plugin

Páginas criadas pelo plugin Events Manager

Também é incluída uma nova opção “Eventos” no menu administrativo, com várias opções disponíveis.

Menu eventos

Menu eventos na área administrativa do WordPress

Assim, são disponibilizadas opções para adicionar novos eventos e criar categorias específicas para eles. Para este post vamos criar as categorias “Webinário” e “Master Class”.

Categorias de eventos

Categorias cadastradas especificamente para posts do tipo eventos

Adicionando novo evento

Para adicionar um novo evento, entre as opções que precisam ser preenchidas estão as informações de quando o mesmo será realizado. É possível definir uma data e um horário de início e de fim, além da timezone.

Seção "Quando"

Seção “Quando”, com informações de início e fim do evento, além da timezone.

Outra seção importante é a chamada “Onde”, em que se define a localização do evento. No nosso exemplo coloquei no Centro de Convenções Sul América. Caso seja um evento online, como um Webinário, por exemplo, basta marcar a opção “This event does not have a physical location”.

Seção "Onde"

Seção “Onde”, com informações de localização do evento.

Por fim, é possível habilitar o registro para o evento, definindo os detalhes do ingresso, o total de lugares, o máximo por reserva (se cada usuário só puder fazer 2 reservas, por exemplo) e a data limite para reservas (campo “Booking Cut-Off Date”).

Registro de reservas

Registro com informações de reservas de eventos.

Detalhes do ingresso

Detalhes do ingresso de um evento

Depois de preenchidos os outros campos normais de posts, como título, conteúdo, resumo, categorias, etc. e ser feita a publicação é possível ver o evento na área aberta do site.

Dados do evento

Dados do evento no site aberto do WordPress

No vídeo abaixo está o passo a passo mais detalhado do que foi mostrado neste post. Não deixe de assinar o canal e curtir o vídeo se quiser mais conteúdo como esse.

Para mais informações sobre o plugin e avaliar outras possibilidades de configuração existe uma página explicando os primeiros passos (em inglês).

Criador da ePharos (http://epharos.com.br). Mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia em empresas como BTG Pactual, IBM e Unisys. Cofundador de empresa apoiada pela incubadora de empresas do CEFET-RJ e de startup selecionada para o Web Summit 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *