WhatsApp no WordPress

WhatsApp no WordPress

Porque WhatsApp no WordPress?

Muitas vezes queremos disponibilizar uma forma do usuário do nosso site entrar em contato conosco através de chat. Atualmente o WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação instantânea e está disponível para as principais plataformas. Assim sendo, neste post vamos explicar como configurar plugins que permitem habilitar o WhatsApp no WordPress.

Como disse no post sobre 15 motivos para usar WordPress, uma das vantagens da plataforma é a variedade de plugins disponível para utilização gratuita. No caso específico do WhatsApp no WordPress eu vou mostrar como você vai poder avaliar 2 das diversas opções disponíveis e escolher qual atende melhor as suas necessidades.

Ao escolher a opção “Plugins” -> “Adicionar Novo” preencha a busca por palavra chave com o termo “whatsapp chat”. Serão apresentados alguns plugins, mas consideraremos 2 específicos: “Click to Chat for WhatsApp Chat” e “WhatsApp Chat WP”. Ambos tem boas avaliações, uma quantidade significativa de instalações e parecem sofrer atualizações constantes.

Busca de plugin de WhatsApp

Termo usado para buscar plugin de WhatsApp no WordPress

Click to Chat for WhatsApp Chat

Seguindo os critérios de avaliação de plugin ensinados no Curso WordPress Prático, o plugin tem mais de 30 mil instalações, 21 avaliações com média de 5 estrelas e é compatível com a última versão do WordPress (4.9.7 na data de publicação deste post).

Detalhes do plugin Click to Chat for WhatsApp Chat

Detalhes para avaliação do plugin Click to Chat for WhatsApp Chat

Depois de instalado, é possível acessar as configurações do plugin através da opção Settings na tela de “Plugins instalados”. Também temos o menu da área administrativa, item “Click to Chat”, exibido depois da ativação.

Opção "Settings" para configurar plugin

Configuração do plugin “Click to Chat for WhatsApp” para realizar as configurações

Opção Click to Chat no menu administrativo

Nova opção no menu administrativo, habilitado depois da ativação do plugin, para configuração

Configurações do plugin

Antes de mais nada, entre as configurações que precisamos dar mais atenção estão “WhatsApp Number” e “Initial Message”. A primeira é onde você irá informar o seu número de telefone. Lembre-se que é importante informar o código do país (+55 no caso do Brasil) e o seu DDD seguido do número do celular onde você tem o WhatsApp instalado.

Configuração de número de telefone e mensagem inicial

Possibilidade de configurar o número de telefone para WhatsApp e de mensagem inicial.

Na configuração “Initial Message” será possível definir uma mensagem inicial para quando o usuário acessar o chat, melhorando a experiência.

Uma configuração que também pode ser interessante é a possibilidade de definir o estilo que o chat será exibido no site. Nesse sentido deve-se usar as opções “Style for Desktops” e “Style for Mobile Devices”. Com isso, será possível definir estilos diferentes quando de acordo com o dispositivo usado no acesso ao site. O próprio plugin disponibiliza um site com as imagens dos estilos disponíveis.

Ainda em relação à aparência, é possível definir através do campo “Position to Place” se o botão será exibido no rodapé da tela, lado direito ou esquerdo (opções “bottom right” e “bottom left” respectivamente), ou do topo (opções “top right” e “top left”).

Configuração de estilo e posicionamento

Configuração do estilo do botão e do posicionamento do mesmo.

Existem outras opções que podem ser interessantes: Habilitar o Google Analytics ou o Tag Manager, o Facebook Analytics e a possibilidade de ocultar o botão de chat para páginas, posts ou até categorias específicas.

Mantendo o chat disponível para web, e não apenas mobile, quando o usuário fizer contato será exibido o WhatsApp para Web. No acesso via celular o botão redireciona para o aplicativo e a partir daí o contato é feito pelo próprio WhatsApp.

Exibição do botão no site aberto

Exibição do botão para contato usando WhatsApp no rodapé, na lateral direita.

WhatsApp Chat WP

O segundo plugin que veremos para habilitar o WhatsApp no WordPress também tem bons critérios de avaliação. Mais de 10 mil instalações ativas, avaliação de 26 pessoas com média de 4,5 estrelas e compatibilidade com a última versão do WordPress.

Detalhes do plugin WhatsApp Chat WP

Plugin WhatsApp Chat WP para comunicação instantânea usando WhatsApp no WordPress.

Depois de instalado e ativado, é exibida a opção “WhatsApp Chat” no menu administrativo. As configurações são bem similares ao do plugin anterior. É possível definir o número do telefone onde o WhatsApp está instalado, uma mensagem inicial e um texto para o botão.

Configurações básicas do WhatsApp no WordPress

Configuração de número, imagem inicial e texto do botão.

Também é possível ocultar o botão para páginas e posts, além de definir opções de estilo, como borda arredondada.

Estilo e configuração para ocultar botão

O plugin WhatsApp Chat WP também permite configurar estilo ou ocultar o botão de contato em algumas situações.

Plugin WhatsApp Chat WP no site

Exibição do botão do WhatsApp Chat WP no site aberto.

No vídeo abaixo mostramos o passo a passo de utilização desses dois plugins.

Criador da ePharos (http://epharos.com.br). Mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia em empresas como BTG Pactual, IBM e Unisys. Cofundador de empresa apoiada pela incubadora de empresas do CEFET-RJ e de startup selecionada para o Web Summit 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *