WordPress Multilíngue com Polylang

O plugin Polylang

Muitas vezes precisamos que configurar nosso site para suportar vários idiomas. Além disso, precisamos facilitar a navegação do usuários nesse cenário multilíngue. Dessa forma vamos apresentar neste post o plugin Polylang, que facilita muito essa tarefa no WordPress.

Instalação do plugin

O primeiro passo é instalar o plugin. Nesse sentido vamos entrar na área administrativa do WordPress e escolher a opção “Plugins” -> “Adicionar novo”. Na busca de palavras chaves vamos buscar por “polylang” e escolher o plugin de mesmo nome.

Detalhes do Polylang

Detalhes do plugin Polylang

Levando em consideração os critérios de avaliação de plugin apresentados no curso WordPress Prático, ele é uma ótima opção. Isto é, ele possui boa avaliação, muitas instalações, atualização recente e é compatível com a última versão do WordPress (4.9.6 na data de publicação do post).

Logo depois vamos ativá-lo e automaticamente é exibida uma nova opção no menu da área administrativa.

Ativação do plugin habilita novas opções de menu

Opções de menu habilitadas depois da ativação

Configuração do plugin

O passo seguinte é configurar o plugin, porque é preciso definir que idiomas serão suportados pelo nosso site. Então temos nas 2 imagens abaixo a configuração do idioma “Português” (1ª imagem) e a lista de idiomas cadastrados no final desse passo (2ª imagem).

Configuração do português brasileiro

Configuração do idioma português brasileiro

 

Idiomas configurados

Idiomas configurados ao final do processo de cadastro

Finalmente, depois de configurados os idiomas suportados é preciso garantir que os conteúdos do site (páginas e posts) possuem as traduções necessárias. Isso pode ser feito nos menus “Páginas” e “Posts” na área administrativa do WordPress.

Ao mesmo tempo, também é importante configurar menus diferentes para os dois idiomas. Eles devem possuir os links para os conteúdos relacionados com cada tradução. É possível configurar também links para troca dos idiomas, inclusive com imagens de bandeiras.

Os detalhes de tradução de páginas e posts e de configuração do menu estão no vídeo abaixo, onde temos o passo-a-passo detalhado de instalação e configuração do plugin:

Criador da ePharos (http://epharos.com.br). Mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia em empresas como BTG Pactual, IBM e Unisys. Cofundador de empresa apoiada pela incubadora de empresas do CEFET-RJ e de startup selecionada para o Web Summit 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *