Entenda como funciona e como configurar um plugin para envio de e-mails no WordPress de forma simples e fácil, usando configurações do SMTP do Gmail.

Enviando e-mail de forma simples

Plugin de envio de e-mail no WordPress

Um dos pontos importantes em muitos sites é configurar o envio de e-mails. Quando definimos um formulário de contato, por exemplo, é importante definir uma configuração que permita que esse contato seja enviado para um e-mail que tenhamos acesso com frequência. Para configurar o envio de e-mail no WordPress é bem simples, porque podemos utilizar um dos vários plugins de SMTP disponibilizados pela comunidade. Neste post vamos mostrar como utilizar o WP Mail SMTP by WPForms.

Envio de e-mail no WordPress

Para envio de e-mail no WordPress é preciso configurar um servidor SMTP. A plataforma já depende de um servidor HTTP (ex.: Apache), do PHP e do MySQL para rodar corretamente, mas isso não é suficiente para enviar e-mails.

Dependências do WordPress e de envio de e-mail

Explicamos isso melhor, teoria e prática, no nosso curso no Udemy WordPress Prático – Aprenda criando 4 sites reais.

Partindo para a prática

O primeiro passo é escolher a opção “Plugins” na área administrativa, seguida de “Adicionar novo”. No diretório de plugins do WordPress é possível fazer busca por palavra chave e para facilitar busque por “WP Mail SMTP”

Busca de plugin por palavra-chave

Entre os diversos plugins retornados pela busca, utilizar o plugin “WP Mail SMTP by WPForms”. Olhando os critérios de avaliação de plugins ele tem muitas instalações (700.000+), 4.5 estrelas e a última atualização foi a menos de 1 ano. Por isso ele é uma boa opção para envio de e-mail no WordPress.

![Características do plugin de e-mail recomendado](../../img/plugin.png “Plugin \“WP Mail SMTP by WPForms\"")

Depois de instalado e ativado, é possível acessar as configurações de e-mail através da opção de menu “Configurações” -> “Mail”.

Opção “Email” entre as opções do WP

Neste exemplo vamos configurar o envio de e-mail no WordPress com o SMTP do Gmail, já que é uma excelente ferramenta e gratuita. A primeira configuração é a “From Email”, em que você vai usar o e-mail do Gmail que você acessa com frequência.

Definindo as primeiras configurações

O passo seguinte é configurar o campo “SMTP Host” com o valor “smtp.gmail.com” e o campo “SMTP Port” com o valor “465”. Essas informações são usadas para identificar o Gmail como servidor de SMTP, responsável pelo envio. Outras configurações importantes:

  • Em “Encryption” configurar a opção “Use SSL encryption”.
  • Campo “Authentication” com valor “Yes: Use SMTP authentication”.
  • “Username” com o mesmo e-mail definido em “From Email”.
  • “Password” com a senha de acesso do Gmail.

Define configurações de host, porta e autenticação do SMTP

No vídeo abaixo é exibido o passo-a-passo da instalação e da configuração do plugin. Com ele é possível fazer envio de e-mail no WordPress.