Aprenda a usar um plugin para configurar sem muita complicação uma agenda eventos como webinários e treinamentos para serem exibidos no seu site em WordPress.

Gerenciando eventos no WordPress

Plugin para exibição de eventos no site

Quando apresentamos a possibilidade fazer agendamento de clientes pelo WordPress, alguns inscritos no canal pediram para fazermos algo similar para eventos. Assim, é possível disponibilizar calendário com Webinários, treinamentos presenciais e online, além de outros eventos. Este é um recurso interessante tanto para empresas quanto para autônomos e freelancers.

Neste post vamos mostrar o passo a passo de instalação e configuração de um plugin, além de cadastrar um primeiro evento no WordPress.

Instalação e configuração

Para instalar o plugin acesse a opção “Plugins” -> “Adicionar novo”. Em seguida, buscar pela palavra chave “events manager”.

Fazendo a busca do plugin de Eventos

Por fim, escolher entre o itens retornados o “Events Manager” por Marcus Skypes (ver imagem abaixo).

Informações de quantidade de instalações, atualização, quantidade de instalações e outras informações do plugin

Depois de instalado e ativado o plugin são criadas 4 novas páginas automaticamente: “Eventos”, “Categorias”, “Locais” e “Minhas Reservas”.

Lista de páginas do site, com as que são criadas pelo plugin

Também é incluída uma nova opção “Eventos” no menu administrativo, com várias opções disponíveis.

Nova opção de menu na área administrativa do WordPress

Assim, são disponibilizadas opções para adicionar novos eventos e criar categorias específicas para eles. Para este post vamos criar as categorias “Webinário” e “Master Class”.

Na área de categorias do site, itens criados especificamente para eventos

Adicionando novo evento

Para adicionar um novo evento, entre as opções que precisam ser preenchidas estão as informações de quando o mesmo será realizado. É possível definir uma data e um horário de início e de fim, além da timezone.

Definições de quando será realizado o evento

Outra seção importante é a chamada “Onde”, em que se define a localização do evento. No nosso exemplo coloquei no Centro de Convenções Sul América. Caso seja um evento online, como um Webinário, por exemplo, basta marcar a opção “This event does not have a physical location”.

Definição da localização do evento

Por fim, é possível habilitar o registro para o evento, definindo alguns detalhes como o total de lugares.

Outras informações que podem ser definidas são o máximo por reserva (se cada usuário só puder fazer 2 reservas, por exemplo) e a data limite para reservas (campo “Booking Cut-Off Date”).

Outras informações do ingresso, que podem ser definidas

Depois de preenchidos os outros campos normais de posts, como título, conteúdo, resumo, categorias, etc. e ser feita a publicação é possível ver o evento na área aberta do site.

Informações exibidas na área aberta

No vídeo abaixo está o passo a passo mais detalhado do que foi mostrado neste post. Não deixe de assinar o canal e curtir o vídeo se quiser mais conteúdo como esse.

Para mais informações sobre o plugin e avaliar outras possibilidades de configuração existe uma página explicando os primeiros passos (em inglês).