Na continuação do mini curso de MailChimp vamos aprender dois conceitos importantes usados pela plataforma de e-mail marketing: as listas e as campanhas. Aprenda a utilizar esses recursos.

Listas e campanhas no MailChimp

Segunda aula do curso de MailChimp

Depois de criar sua conta no MailChimp é importante entender alguns conceitos básicos. Os dois mais importantes talvez sejam listas e campanhas. Em relação ao primeiro, se trata do registro de e-mails que vão receber os envios de e-mail marketing que você criar no serviço. Já o conceito de campanha se trata de um envio em si, com configurações como o formato do e-mail, informações de data e hora e as pessoas que receberam.

Incluindo e-mail em uma lista

O MailChimp permite que você construa listas diferentes. Ao longo do curso vamos ver essa possibilidade. Além disso, existem diversas formas de incluir um e-mail na lista. Entre as diversas possibilidades podemos destacar:

  • Inclusão manual de um único contato.
  • Importação de uma lista de contatos vindo de outro sistema
  • Formulário para captura de e-mail (ex.: formulário de newsletter ou de download de e-book).

Por enquanto vamos considerar o cadastro manual de um único contato. Nas próximas aulas do curso vamos detalhar melhor as outras formas.

Criando uma campanha

Em relação às campanhas, também existem muitas opções. Como primeiro passo do mini curso vamos criar uma campanha de e-mail, regular, usando um tema existente. No futuro veremos customizações avançadas, como criar nossos próprios templates ou fazer envios do tipo teste A/B.

No vídeo abaixo mostramos um overview desses dois conceitos.