Saiba como é possível incluir as imagens do seu Instagram no site em WordPress usando um plugin específico e configurações básicas, sem complicação nem muito trabalho.

Instalando e configurando

Plugin para incluir imagens do Instagram no WordPress

Muitas vezes queremos mostrar no nosso site ou no nosso blog uma galeria de imagens. E nada mais natural do que exibir as imagens da nossa conta do Instagram, seja ela pessoal ou de negócio. Portanto, nesse post vou mostrar como fazer isso de forma simples usando um plugin Instagram para WordPress.

Ao escolher a instalação de novo plugin e definindo a palavra chave como “Instagram”, vamos ter diversas opções disponíveis no diretório público do WordPress. Mas o plugin Instagram que vamos usar é o “Instagram Gallery”, mantido por “Karan Singh”.

Detalhes do plugin de Instagram do WP

Link do plugin no diretório do WordPress

Ao mesmo tempo que é muito simples de usar, o plugin escolhido não precisa de autenticação. Muitos outros plugins requerem autenticação e geração de token na versão gratuita. Além disso, ele permite a configuração de uma conta de negócios, enquanto alguns ficam restritos à contas pessoais.

Depois de instalado e ativado, é exibida a opção “Instagram Gallery” no menu “Configurações” da área administrativa. Basta usar essa opção e em seguida clicar no botão “Add Gallery”.

No exemplo que mostramos no post e no vídeo usamos a configuração de Username.

Recuperando o username na url do Instagram

Com o username recuperado na url do Instagram, o passo seguinte e incluir ele na configuração do plugin:

Definindo a configuração do username no plugin

Ao recuperar o username da URL do Instagram, como mostrado acima, basta fazer a configuração do mesmo no plugin. Depois de salvo, será adicionado uma nova galeria à lista e exibe um shortcode, que vai ser usado para incluir a galeria em uma página.

Basta acessar uma página qualquer e copiar no seu conteúdo o shortcode da galeria. Automaticamente serão exibidas as imagens associadas ao username selecionado. Mas é importante lembrar que a conta do Instagram deve ser pública.

Exibição das imagens do Instagram no site

Além disso, também é possível configurar um widget nas barras laterais ou no rodapé, com os thumbnails das imagens. O widget fica disponível na área de aparência depois da instalação do plugin.

No vídeo no nosso canal do YouTube eu mostro esse passo-a-passo completo.