Imagine ter no seu site ou loja online WordPress um link que direcione diretamente para o seu WhatsApp e permita interagir mais rapidamente com seus clientes para tirar dúvidas e concluir vendas?

Porque WhatsApp no WordPress?

Plugin do WhatsApp no seu site

Muitas vezes queremos disponibilizar uma forma do usuário do nosso site entrar em contato conosco através de chat. Atualmente o WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação instantânea e está disponível para as principais plataformas. Assim sendo, neste post vamos explicar como configurar plugins que permitem habilitar o WhatsApp no WordPress.

Como disse no post sobre 15 motivos para usar WordPress, uma das vantagens da plataforma é a variedade de plugins disponível para utilização gratuita. No caso específico do WhatsApp no WordPress eu vou mostrar como você vai poder avaliar 2 das diversas opções disponíveis e escolher qual atende melhor as suas necessidades.

Ao escolher a opção “Plugins” -> “Adicionar Novo” preencha a busca por palavra chave com o termo “whatsapp chat”. Serão apresentados alguns plugins, mas consideraremos 2 específicos: “Click to Chat for WhatsApp Chat” e “WhatsApp Chat WP”. Ambos tem boas avaliações, uma quantidade significativa de instalações e parecem sofrer atualizações constantes.

Fazendo a busca pelo plugin

Click to Chat for WhatsApp Chat

Seguindo os critérios de avaliação de plugin ensinados no Curso WordPress Prático, o plugin tem mais de 30 mil instalações, 21 avaliações com média de 5 estrelas e é compatível com a última versão do WordPress (4.9.7 na data de publicação deste post).

Avaliando a quantidade de instalações, atualização e avaliação do plugin

Depois de instalado, é possível acessar as configurações do plugin através da opção Settings na tela de “Plugins instalados”.

O plugin listado entre os instalados no site

Também temos o menu da área administrativa, item “Click to Chat”, exibido depois da ativação.

Item habilitado depois da ativação do plugin

Configurações do plugin

Antes de mais nada, entre as configurações que precisamos dar mais atenção estão “WhatsApp Number” e “Initial Message”. A primeira é onde você irá informar o seu número de telefone. Lembre-se que é importante informar o código do país (+55 no caso do Brasil) e o seu DDD seguido do número do celular onde você tem o WhatsApp instalado.

Configurações iniciais para o plugin

Na configuração “Initial Message” será possível definir uma mensagem inicial para quando o usuário acessar o chat, melhorando a experiência.

Uma configuração que também pode ser interessante é a possibilidade de definir o estilo que o chat será exibido no site. Nesse sentido deve-se usar as opções “Style for Desktops” e “Style for Mobile Devices”. Com isso, será possível definir estilos diferentes quando de acordo com o dispositivo usado no acesso ao site. O próprio plugin disponibiliza um site com as imagens dos estilos disponíveis.

Ainda em relação à aparência, é possível definir através do campo “Position to Place” se o botão será exibido no rodapé da tela, lado direito ou esquerdo (opções “bottom right” e “bottom left” respectivamente), ou do topo (opções “top right” e “top left”).

Configurando o estilo do botão

Existem outras opções que podem ser interessantes: Habilitar o Google Analytics ou o Tag Manager, o Facebook Analytics e a possibilidade de ocultar o botão de chat para páginas, posts ou até categorias específicas.

Mantendo o chat disponível para web, e não apenas mobile, quando o usuário fizer contato será exibido o WhatsApp para Web. No acesso via celular o botão redireciona para o aplicativo e a partir daí o contato é feito pelo próprio WhatsApp.

Botão de contato na lateral inferior direita

WhatsApp Chat WP

O segundo plugin que veremos para habilitar o WhatsApp no WordPress também tem bons critérios de avaliação. Mais de 10 mil instalações ativas, avaliação de 26 pessoas com média de 4,5 estrelas e compatibilidade com a última versão do WordPress.

Outra opção de plugin para contato via WhatsApp

Depois de instalado e ativado, é exibida a opção “WhatsApp Chat” no menu administrativo. As configurações são bem similares ao do plugin anterior. É possível definir o número do telefone onde o WhatsApp está instalado, uma mensagem inicial e um texto para o botão.

Fazendo as primeiras configurações do plugin

Também é possível ocultar o botão para páginas e posts, além de definir opções de estilo, como borda arredondada.

Possibilidade de alterar o visual do botão

A exibição do botão de contato no site aberto também é no lado inferior direito, como exibida na imagem abaixo:

Site aberto com botão de contato no canto inferior

No vídeo abaixo mostramos o passo a passo de utilização desses dois plugins.