Polylang é um plugin que habilita a configuração do seu WordPress para trabalhar de forma multilíngue, permitindo que sejam incluídos textos para a mesma página/post, mas em diferentes idiomas.

O plugin Polylang

Trabalhando com Polylang e vários idiomas no seu site

Muitas vezes precisamos que configurar nosso site para suportar vários idiomas. Além disso, precisamos facilitar a navegação do usuários nesse cenário multilíngue. Dessa forma vamos apresentar neste post o plugin Polylang, que facilita muito essa tarefa no WordPress.

Instalação do plugin

O primeiro passo é instalar o plugin. Nesse sentido vamos entrar na área administrativa do WordPress e escolher a opção “Plugins” -> “Adicionar novo”. Na busca de palavras chaves vamos buscar por “polylang” e escolher o plugin de mesmo nome.

Características do plugin multilíngue selecionado

Levando em consideração os critérios de avaliação de plugin apresentados no curso WordPress Prático, ele é uma ótima opção. Isto é, ele possui boa avaliação, muitas instalações, atualização recente e é compatível com a última versão do WordPress (4.9.6 na data de publicação do post).

Logo depois vamos ativá-lo e automaticamente é exibida uma nova opção no menu da área administrativa.

Menu da área administrativa do WP com opções do Polylang

Configuração do plugin

O passo seguinte é configurar o plugin, porque é preciso definir que idiomas serão suportados pelo nosso site. Então temos nas 2 imagens abaixo a configuração do idioma “Português” (1ª imagem) e a lista de idiomas cadastrados no final desse passo (2ª imagem).

Português sendo configurado no Polylang

Depois de adicionado, o Português é exibido na lista de idiomas configurados.

Lista de idiomas na configuração do plugin do site

Finalmente, depois de configurados os idiomas suportados é preciso garantir que os conteúdos do site (páginas e posts) possuem as traduções necessárias. Isso pode ser feito nos menus “Páginas” e “Posts” na área administrativa do WordPress.

Ao mesmo tempo, também é importante configurar menus diferentes para os dois idiomas. Eles devem possuir os links para os conteúdos relacionados com cada tradução. É possível configurar também links para troca dos idiomas, inclusive com imagens de bandeiras.

Os detalhes de tradução de páginas e posts e de configuração do menu estão no vídeo abaixo, onde temos o passo-a-passo detalhado de instalação e configuração do plugin: